Um homem de 39 anos, acusado de esfaquear um colega com quem dividia a moradia em Ituporanga, foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto por tentativa de homicídio qualificado. O Tribunal do Júri foi realizado na Comarca de Ituporanga, na última sexta-feira (29).

O crime aconteceu em maio de 2022, em uma residência no Cerro Negro. O réu teria golpeado a vítima com uma faca, no tórax e no rosto. O homem gritou por socorro e foi socorrido por outros moradores do local, recebendo atendimento médico. O acusado foi preso em flagrante no dia seguinte ao crime, mas obteve liberdade provisória no mesmo ano.

No processo, o Conselho de Sentença considerou que o réu agiu de forma que dificultou a defesa da vítima. Os jurados rejeitaram a tese de que ele teria agido por violenta emoção após provocação. Na fixação da pena, a juíza destacou que o réu já tinha antecedentes, mas levou em conta fatores atenuantes, como a confissão parcial e o fato de a discussão ter começado após xingamentos contra sua mãe. Além disso, a pena foi reduzida pela tentativa, já que a vítima sobreviveu.

Com isso, a pena final ficou em seis anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. A juíza negou o direito de recorrer em liberdade e manteve a prisão preventiva do réu, determinando o início imediato do cumprimento da pena.