
Uma ligação para o 190 salvou a vida de um bebê de dois meses em Schroeder na tarde de sexta-feira, 19. Uma mãe, desesperada ao perceber que a criança estava engasgada, olhos saltados e sem respirar, recebeu por telefone as orientações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) de São Bento do Sul e conseguiu reanimar a criança.
De imediato, a operadora do COPOM iniciou o atendimento telefônico e orientou a mãe a realizar a manobra de Heimlich adaptada para lactentes, repassando cada passo do procedimento. Minutos depois, a solicitante retornou à ligação informando que o bebê havia voltado a respirar e já se encontrava melhor. A mãe foi orientada a conduzir a criança até o hospital para avaliação médica.
Casos como este refletem a importância e a agilidade do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, que vai além do policiamento ostensivo. Na correria do dia a dia, cada chamado atendido pode significar a diferença entre a vida e a morte. Neste episódio, graças à pronta resposta da central de São Bento do Sul, uma vida foi salva.
Reportagem: PMSC