
Uma tragédia comoveu o município de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (10). Bianca Zanella, de 11 anos, que caiu do alto do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, foi encontrada sem vida após cerca de 10 horas de buscas intensas realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar.
O chamado de emergência foi registrado por volta das 13h30, quando os pais relataram que a criança havia despencado da borda do cânion em direção ao precipício. Pelotões de Canela e Gramado foram os primeiros a chegar ao local. Ainda durante a tarde, o Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar foram acionados para reforçar a operação.
Com o uso de drones, a vítima foi localizada por volta das 17h30, a aproximadamente 70 metros de altura do ponto de onde caiu. Devido às condições climáticas adversas, o resgate aéreo não pôde ser realizado.
Assim, as equipes iniciaram uma operação terrestre, montando cordas para acessar o local da queda. Por volta das 23h, os socorristas conseguiram chegar até a vítima, que infelizmente já estava sem vida.
A operação seguiu durante a madrugada com o transporte do corpo de volta à parte superior do cânion. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) assumiram os trabalhos de investigação e perícia no local.
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros Militar manifestou profundo pesar pela tragédia e prestou solidariedade à família da vítima.
Segundo o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, em entrevista à Rádio Gaúcha, os pais contaram que a família estava no mirante, ponto mais alto do cânion, e se dirigia até um banco de descanso para fazer um lanche. Nesse trajeto, a menina teria saído correndo, e mesmo com o pai indo atrás, ela acabou caindo no cânion.
A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, também se pronunciou por meio de nota:
“A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, está concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida no Cânion Fortaleza, nesta quinta-feira (10), e presta suporte à família no local. Outras informações serão repassadas assim que possível.”
Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza tem 7,5 km de extensão, 2 mil metros de largura e uma altitude de 1.157 metros acima do nível do mar.