O programa “Meu Rio, Nosso Rio” terá uma nova edição neste sábado (29), com ponto de encontro no Salão da Capela Sagrada Família, no loteamento Jardim Alexander, no bairro Pamplona, a partir das 8h. De lá, o grupo de voluntários vai seguir pelas ruas do bairro Pamplona até o meio dia, recolhendo materiais que podem ser descartados e deixados pela comunidade, como móveis, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que muitas vezes não são recolhidos pela coleta de lixo comum. A ação deve terminar por volta do meio-dia.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Rio do Sul por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, reúne diversos parceiros e voluntários para a coleta de equipamentos chamados de volumosos, como móveis, sofás, colchões, pneus, entre outros. 

A recomendação é que os materiais sejam colocados logo no início da manhã, em frente às residências, para que as equipes de coleta possam recolher de forma organizada. O Programa não prevê que os voluntários entrem nas casas e nem façam desmontagem dos equipamentos e móveis. Os itens recicláveis terão destinação para associações cadastradas, enquanto os demais resíduos serão encaminhados a locais licenciados.

A equipe de endemias da Secretaria de Saúde também acompanha o mutirão, seja verificando os materiais descartados e também orientando a comunidade sobre a necessidade de prevenir focos de mosquito que transmitem a dengue e outras doenças. O cidadão precisa estar consciente para não deixar água parada em nenhum local de sua residência.

Esta será a sexta e última edição do Meu Rio Nosso Rio neste ano, que já percorreu comunidades como a Barra do Trombudo, Barragem, Boa Vista, Canoas, Santa Rita e Taboão. Nas cinco edições passadas, já foram recolhidas em torno de 91 toneladas de materiais. O evento nesta semana tem o apoio de parceiros como Celesc, Total PET, Unidavi, Águas do Vale, Sentinelas do Vale, JCI Rio do Sul e voluntários.

Clóvis Eduardo Cuco

Departamento de Comunicação

Prefeitura de Rio do Sul