Na manhã deste sábado, 2 de agosto, uma verdadeira corrente de solidariedade foi formada em Santa Catarina. Bombeiros militares da cidade de Mafra prestaram apoio a uma missão delicada e nobre: o transporte da equipe médica da Central Nacional de Transplantes (CNT), que veio ao estado para realizar a captação de órgãos no Hospital São Vicente de Paulo.

A operação começou no Aeroclube de Rio Negrinho, onde a equipe médica desembarcou por volta das 9h20, vinda do Estado de São Paulo. A guarnição da viatura AR-217 do Corpo de Bombeiros Militar de Mafra foi responsável por conduzir com agilidade e segurança os profissionais até o hospital em Mafra.

No local, a equipe realizou os procedimentos de captação de órgãos, que podem agora significar vida nova para pacientes à espera de um transplante. Por volta das 13h10, a missão foi concluída e os profissionais retornaram ao aeródromo com apoio aéreo da aeronave Arcanjo 03, do CBMSC.

A ação reforça o compromisso com a vida e o esforço conjunto entre diferentes instituições para que a esperança chegue a quem mais precisa. Em cada detalhe da operação, estava presente o cuidado, o respeito e a urgência de salvar vidas.

Elian Roberto Santiago, de 22 anos, morador de São Bento do Sul, teve morte cerebral confirmada após um acidente de moto. A decisão generosa de sua família em autorizar a doação de órgãos permitiu que o coração de Elian fosse doado a uma criança em São Paulo, abrindo caminho para uma nova chance de vida.

515504658 2325828771152329 6511179596988105357 N
Divulgação/ Redes Sociais