Menos de uma semana depois de procurar a Promotoria de Justiça da Comarca de Correia Pinto, um aposentado de 78 anos foi submetido a um procedimento para retirar uma hérnia incisional, graças a uma decisão liminar favorável na ação ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ele já está em casa com a família.

O idoso esperou seis meses por uma cirurgia do SUS para retirar a hérnia, enquanto convivia, durante esse período, com um inchaço no abdômen e outros sintomas que afetavam diretamente a qualidade de vida. Então, ele procurou o MPSC, que ingressou com uma ação civil com pedido de urgência para a realização do procedimento.

Menos de uma semana depois, o aposentado foi operado no hospital Tereza Ramos, em Lages, e agora está se recuperando em casa com a família, em Correia Pinto. O paciente desenvolveu a hérnia incisional no abdômen em outubro do ano passado, após uma operação para a retirada da vesícula. Então, ele passou a ir com frequência aos serviços emergenciais de saúde em busca de ajuda e entrou na fila das cirurgias eletivas. Porém, o quadro foi piorando gradativamente, até que não deu mais para esperar.

De acordo com familiares, eles chegaram a cogitar um procedimento particular, mas os altos custos impediram o avanço das tratativas.