
Ituporanga e o Alto Vale se despedem neste domingo (14) de um dos grandes nomes da política e da comunicação na região. Morreu Gervásio Maciel, aos 82 anos, ex-prefeito de Ituporanga e ex-deputado estadual por Santa Catarina. Sócio-fundador da Rádio Sintonia de Ituporanga, Gervásio também foi o grande idealizador da Festa Nacional da Cebola, grande símbolo cultural e econômico do município.
Nascido em Palhoça, em 28 de outubro de 1942, ele construiu uma trajetória marcada pelo serviço público, especialmente na região do Alto Vale. Gervásio foi político, comunicador e empreendedor, deixando um legado de mais de cinco décadas dedicadas ao desenvolvimento de Ituporanga e do Alto Vale.
Gervásio foi prefeito de Ituporanga entre 1983 e 1988, além de ter sido eleito vice-prefeito na gestão iniciada em 2000. No Legislativo estadual, teve três mandatos como deputado (1978, 1990 e 1994) e chegou a assumir o cargo como suplente ainda na década de 1970, durante o governo de Antônio Carlos Konder Reis. Também foi presidente da AMAVI e da FECAM em 1983.
Ele também foi vice de Osni Francisco de Fragas, o “Lorinho”, nas eleições de 2016. Com o afastamento do então prefeito, Gervásio assumiu a prefeitura entre 2019 e 2020. Nas eleições seguintes, em 2020, voltou a ser eleito prefeito de Ituporanga pelo Progressistas (PP), com 8.715 votos (60,42%), ao lado do vice Geison Kurtz.

Nos últimos anos, Maciel enfrentava sérios problemas de saúde. Ele foi submetido a duas cirurgias para retirada de um tumor cerebral – a primeira em março de 2024 e a segunda em 27 de setembro do mesmo ano, após exames de rotina detectarem novas células cancerígenas. Na segunda-feira (8), havia sido internado no Hospital Bom Jesus devido ao agravamento do quadro de saúde, causado pela evolução da doença.
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) publicou uma nota de pesar lamentando o falecimento do diretor da Rádio Sintonia. Jornalista, comentarista político e radiodifusor, Gervásio também foi o mentor da antiga EXPOCACE (Exposição Catarinense de Cebola), com a primeira sendo realizada no governo de Antônio Vandresen, em 1976, do qual era secretário e chefe de Gabinete.
No ano passado, Gervásio recebeu a maior honraria da radiodifusão de Santa Catarina, a Comenda ACAERT, durante a abertura do 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, no Centrosul, em Florianópolis.

O velório será realizado a partir das 9 horas deste domingo (14) na Câmara de Vereadores de Ituporanga e o sepultamento às 17 horas, no cemitério católico do município. Familiares, amigos e a comunidade prestam as últimas homenagens ao homem que deixou um legado marcado pelo compromisso com o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.