A Polícia Militar ontem (29), uma ocorrência de racismo na Rua Porto Alegre, no bairro Santa Helena, em Lages. O caso envolveu ofensas de cunho racial contra trabalhadores de uma empresa ambiental responsável pela coleta de lixo.

Segundo o relato da vítima, um dos coletores, a situação começou quando ele informou a uma moradora que não poderia recolher entulhos deixados sobre a calçada, por se tratar de material fora do serviço de coleta regular. Diante da negativa, a mulher se exaltou e passou a proferir ofensas discriminatórias relacionadas à cor da pele dos trabalhadores.

Testemunhas confirmaram as agressões verbais, e a Polícia Militar foi acionada pelo número 190. As guarnições foram até o local e realizaram contato com a moradora. Para averiguar os fatos, os policiais acessaram o imóvel, onde localizaram e ouviram a autora.

Com base nos relatos da vítima, das testemunhas e na materialidade do ocorrido, a Polícia Militar deu voz de prisão à mulher, de 60 anos, pelo crime de racismo. A condução aconteceu de forma tranquila, sem necessidade do uso de força, e a autora foi encaminhada à Polícia Judiciária para os procedimentos legais.

A Polícia Militar reforça que crimes de discriminação e preconceito recebem tratamento rigoroso e destaca a importância do respeito, da dignidade humana e da igualdade para todos.