Em coletiva de imprensa realizada nessa manhã (14) em Chapecó, foram apresentadas as informações finais sobre o inquérito. Ao todo, mais de 20 testemunhas foram ouvidas, incluindo o autor do crime, Fabiano Kipper Mai de 18 anos. Durante interrogatório realizado essa semana ele teria confessado que começou a planejar o crime no ano passado, mas no início o foco seriam pessoas ligadas ao rapaz. Não conseguindo comprar uma arma de fogo, ele acabou investindo contra a creche.
Não há indícios de que ele tenha recebido ajuda de outras pessoas. As armas usadas no crime teriam sido compradas na internet e entregues via correio cinco dias antes do crime. A motivação teria sido ódio generalizado. Fabiano queria matar o máximo possível de pessoas.
Durante a coletiva, a polícia civil também informou que identificou em outros estados pessoas com intenções semelhantes a essa conduta criminosa, com as quais Fabiano teve contato. Esses casos estão em investigação. Fabiano foi indiciado por cinco homicídios triplamente qualificados e uma tentativa de homicídio. Ele está no Presídio Regional do Oeste.