Outono começa nesta quarta-feira (20)

Outono começa nesta quarta-feira (20)

O outono começou no Hemisfério Sul à 0h06, início da madrugada desta quarta-feira (20). Os três próximos meses serão marcados por chuva mal distribuída, próxima a acima da média em Santa Catarina.

Nesse começo da nova estação, o El Niño segue influenciando e mantém o risco de chuva forte com totais elevados em curto espaço de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.

Até o fim de março, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do estado. Entre abril e maio, a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm.

Ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Em relação às temperaturas, elas ficam próximas da média climatológica. O calor nesse começo da nova estação está relacionado com o El Niño, que ainda influencia o tempo nesse início do outono.

Episódios isolados com formação de geada ao amanhecer podem ocorrer nas áreas altas do Planalto Sul em março, ficando mais frequentes e estendendo-se às demais regiões do estado a partir de abril com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Leia também