Santa Catarina apresentou redução nos principais índices de criminalidade em 2024. As informações estão presentes no relatório da Secretaria de Segurança Pública, produzido pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal.
Os roubos caíram 13,8% na comparação com 2023, é a menor taxa da série histórica. Destaque para a diminuição de roubos de celulares, residências e comércios, além da queda de 27% nos roubos e 9,8% nos furtos de veículos. Já os furtos em geral registraram uma redução de quase 4 mil casos, representando 4% a menos em relação a 2023, com destaque para a diminuição de 10,66% nos furtos a residências.
O número de homicídios também teve menor índice da série histórica. A taxa caiu quase 2% em relação a 2023. Cidades como Joinville, Palhoça, São Francisco do Sul, Tubarão e Porto União lideraram a redução de casos. Já os feminicídios, contabilizados nos dados gerais de homicídios, tiveram uma queda de 10,5%, a segunda menor taxa da série histórica. Houve aumento de 0,2% dos casos de violência doméstica comparado a 2023.
O número de roubos e furtos a instituições financeiras atingiu a menor taxa desde o início da série histórica, em 2011. Em 2024, houve uma redução de 9,4% em relação a 2023, com a taxa de 0,72 ocorrências por 100 mil habitantes.
Em relação aos latrocínios, o estado registrou 16 casos em 2024, uma redução de 24,7% em comparação à média dos últimos quatro anos. Apesar de um aumento de 1,3% nas mortes violentas em comparação a 2023, Santa Catarina segue com a segunda menor taxa do país por 100 mil habitantes. Das mortes violentas, 65,5% das pessoas tinham passagem policial, e dos autores que foram identificados 55,5% também possuíam passagem.
O índice permaneceu estável nos casos de mortes em confronto policial: tanto em 2023 quanto em 2024, ocorreram 79 casos. A maior parte das pessoas mortas, 72,2% em 2024, possuía antecedentes criminais.
Embora o número de estelionatos tenha crescido 6%, 70% dessas ocorrências ocorreram no ambiente virtual. Segundo a Polícia Civil, o avanço se deve também à intensificação das investigações com a ampliação de delegacias especializadas, reforçando o combate às organizações criminosas.
2024 também foi marcado por missões importantes e avanços significativos no Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC). Foram investidos R$ 49,8 milhões em recursos destinados à modernização da frota e dos equipamentos. Na área de Investigação de Incêndios, graças às ações de combate e prevenção, a corporação alcançou a expressiva marca de R$ 3,5 bilhões em bens salvados, um aumento de 160% em relação a 2023.
Em 2024, a Polícia Científica de Santa Catarina emitiu quase 134 mil laudos periciais, marcando um crescimento de 54% nos últimos anos. A emissão de documentos de identificação chegam a 900 mil, um aumento de 148% em relação a 2020.
Foto: Jonatã Rocha/SECOM
Informações: Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina