Universidade gratuita

Universidade gratuita

O Programa Universidade Gratuita abre nesta quinta-feira (14) as inscrições para vagas para o primeiro semestre de 2024.

Interessados devem fazer o cadastro no sistema e entregar a documentação exigida na universidade em que estão matriculados, até as 19h do dia 26 de março.

Para participar, o estudante precisa estar matriculado em uma instituição universitária que tenha aderido ao programa.  Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência. O candidato precisa ainda ser natural de Santa Catarina ou residir no Estado há mais de cinco anos. Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta.  Possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de Medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

Com a publicação do Decreto nº 450 em janeiro, o índice de carência passará a ser calculado de forma diferente. A despesa familiar mensal com estudo, com transporte coletivo e o valor dos bens do grupo familiar são critérios para o cálculo do Índice de Carência. Outra mudança está na classificação dos estudantes, que passa a ser feita exclusivamente com base no índice de carência. 

Os benefícios devem ser concedidos entre 10 e 22 de abril. As mensalidades já pagas neste primeiro semestre serão quitadas de forma retroativa.

Os alunos contemplados pelo programa retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem sem custo, durante o curso ou  até dois anos depois de se formar.

Foto: Secom/ SC

Leia também