Mário Cani mora na região do Passo Manso, em Taió, onde cria quase 20 mil aves para a produção de ovos férteis. São três aviários que precisam de luz artificial e de ventilação nos dias mais quente. Por isso, o consumo de energia elétrica costuma ser alto. Para conter os gastos, o avicultor investiu em um sistema de captação de energia solar e instalou 112 painéis fotovoltaicos na propriedade. A energia gerada é usada não só nos aviários, mas em três casas que estão no terreno. “Eu gastava uma média de 4 a 5 mil reais por mês, mas isso reduziu para uns 200 reais mensais. Hoje eu estaria pagando bem mais, então eu imagino que a gente consegue economizar quase 90%”, ressalta Mário Cani, surpreso com a economia dos últimos anos.
Em Rio do Sul, uma indústria têxtil do bairro Taboão instalou 950 painéis e também está gerando energia através da luz solar. “Nós instalamos essas placas solares primeiro pela questão da sustentabilidade, por ser uma energia. E depois pela diminuição dos custos a longo prazo”, explica Rodrigo Clave, colaborador da empresa The Toccs Jeans.
Já em Santa Terezinha, os donos do restaurante Deck Pereirão, no Centro da cidade, também investiram no sistema de captação de energia solar. Os proprietários têm feito economia e usaram o sistema também na casa deles. “Faz poucos meses, mas nós já percebemos a diferença que deu. Na nossa casa, pagávamos cerca de 300 reais e esse custo caiu para 60 reais. No restaurante, a conta ficava em torno de 3 mil reais, mas caiu para 1600”, conta a empresária Juceleni Andrade Pereira.
Esses três empreendimentos têm um fator em comum: o sistema foi instalado pela empresa Rudnik, com sede em Santa Terezinha e uma unidade em Brusque. A procura pelo sistema de energia solar está alta. Ele é formado basicamente pelos painéis, compostos de vidro, silício e alumínio, que captam a energia solar e convertem essa energia para corrente alternada, compatível com a rede da residência. Mesmo em dias nublados, a energia solar é gerada, e em caso de sobra o consumidor pode usar em outros imóveis que tenha dentro do mesmo estado.
“Assim como o alimento, ninguém passa um dia sem necessitar do consumo de energia elétrica. A oportunidade de você produzir isso dentro de casa é maravilhoso, é algo que proporciona economia e sustentabilidade”, relata o empresário Elcio Rudnik. “A energia que eu gero na minha casa eu posso transferir pela rede da concessionária para outro ponto, desde que esteja em nome do mesmo CPF. Isso possibilita que uma pessoa que tenha apartamento possa instalar, mesmo não tendo local físico para isso”, ressalta Elcio.
O investimento a longo prazo compensa. A empresa ainda oferece garantia de 25 anos nos módulos, que são resistentes a granizo e ventos fortes. E também têm uma equipe especializada pra dar todo o suporte ao cliente. “Estamos construindo uma sede própria, bem ampla, até porque somos responsáveis pela nossa própria logística de entrega. São os nossos caminhões, nossos motoristas. Temos mais de dois mil exemplos de como fazer o negócio certo, com equipe de engenharia própria e entrega dentro de um prazo de 10 a 15 dias, além da possibilidade de ter uma assistência técnica rápida. Quem tem energia solar, o único arrependimento é não ter feito antes.”, destaca Elcio.
Entre em contato com a Rudnik: (47) 3556-0018 ou acesse www.rudniksolucoes.com.br.