Vistorias nos locais de votação

Vistorias nos locais de votação

A Justiça Eleitoral catarinense começou a fazer as vistorias dos locais de votação para as Eleições Municipais 2024.  Em Santa Catarina são cerca de 3.400 locais com mais de 17 mil seções.

Durante essas visitas são avaliadas infraestrutura como instalações elétricas, mobiliário e acessibilidade. O objetivo é ajustar o que for necessário a tempo de receber os eleitores para o pleito.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) faz um levantamento daquilo que pode ser resolvido pelo próprio cartório eleitoral, ou então pelos órgãos municipais, estaduais e federais, em caso de problema com acessibilidade, por exemplo.

As vistorias podem ocorrer in loco, quando os servidores dos cartórios vão até os locais realizar a inspeção, ou via formulário, quando o próprio mantenedor responsável atualiza as informações sobre o local. No mês de agosto, uma nova vistoria acontece para garantir que os devidos ajustes foram feitos.


O primeiro turno das eleições ocorre no dia 6 de outubro. Um eventual segundo turno acontece no dia 27 — apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato tenha atingido maioria absoluta. Atualmente, mais de 5,5 milhões de eleitores catarinenses estão aptos a participar.

Foto: Comunicação TRE-SC

Leia também