
Entrou na fase final a obra de macrodrenagem de Rio do Sul, uma rede de tubulações e galerias de 1.640 metros que atende nove ruas do bairro Budag. A partir de terça-feira (9), um trecho da avenida Governador Jorge Lacerda será interditado para execução da travessia da tubulação.
Os motoristas que seguem no sentido centro – bairro, terão a indicação de desvios pela travessa Janet Pabst Tschumi, e rua Lauro Muller. No sentido contrário, para quem faz a rota bairro – centro, a indicação é pelo uso das ruas Alóis Perfol, Pedro Américo e Lauro Muller. Também é possível usar desvios pela rua João Conrado Stoll ou imediações.
Motoristas precisam prestar atenção ao transitar pelo local, por conta das ovras em andamento e que se aproximam da avenida Governador Jorge Lacerda. Todo o trecho estará sinalizado e em caso de chuva, os serviços poderão ser suspensos e o fechamento adiado.
Esta é a segunda e última travessia da macrodrenagem na avenida Governador Jorge Lacerda. A previsão é de cerca de uma semana para execução do trecho, com escavação, assentamento de tubos de 1,5 metro de diâmetro e recomposição do leito. O ponto de intervenção fica ao lado de um campo de futebol e de um posto de combustível.

Obras de Macrodrenagem
O serviço em andamento no bairro Budag, é chamado de “Obra de Macrodrenagem”, com um projeto de interligação de tubulações e grandes galerias de drenagem de forma integrada, com pelo menos 1.641 metros de extensão, que atravessa várias vias.
A obra tem tubos que chegam a 1,5 metro de diâmetro e galerias menores que se interligam, auxiliando no escoamento da água da chuva. Em alguns trechos, são necessárias fileiras duplas para suportar a vazão, já que as redes existentes ficam sobrecarregadas nos períodos de maior volume de chuva.
Nove ruas do bairro Budag estão sendo beneficiadas pela obra de macrodrenagem, entre elas: Albert Einstein, Alois Perfoll, Arthur Siewert, Beco Lourival Pereira, Emanuel Kant, Jorge Lacerda, Luis Pasteur, Pedro Américo e Vitor Meireles.
O investimento total é de R$ 4.539.554,61 fruto de convênio do município com o Governo do Estado. Faz parte do contrato com a empreiteira a cobertura de pavimentação das ruas afetadas, com o mesmo material já existente após a conclusão da galeria.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul