A Estrada da Madeira, em Rio do Sul, continua interditada nos dois sentidos nesta sexta-feira, na região do bairro Barragem, próximo ao Mercado do Vale nesta sexta-feira (12), para dar segurança e celeridade à etapa final de construção de uma obra de construção de uma galeria de drenagem. O fechamento começou por volta das 8h e deve durar em torno de duas horas, podendo se estender até o meio dia. Após, a via deve ser liberada nos dois sentidos.

Os trabalhos previstos para esta etapa incluem a limpeza geral da pista, o fechamento total das valas ainda abertas, a finalização das caixas de inspeção e a preparação do trecho para o recebimento da camada de asfalto.

A previsão é que o asfaltamento seja realizado na terça ou quarta-feira da próxima semana, dependendo das condições de clima e de execução do serviço. Este trabalho é apenas um paliativo, para possibilitar o trânsito e também a redução da poeira na região. Por se tratar de uma repavimentação feita logo após o fechamento das valas, o trecho poderá apresentar afundamento com a compactação do solo. Entretanto, um serviço completo de repavimentação será realizado em janeiro, deixando o trecho alinhado.

Whatsapp Image 2025 12 12 At 09.57.13

Os desvios durante a interdição permanecem os mesmos. O motorista que tiver que passar pela região durante a manhã de sexta-feira deve procurar rotas alternativas, como a BR-470. Os desvios seguem os mesmos já utilizados nesta semana, com opção de passagem pela estrada de ferro, ponte pênsil do Posto Pilão e rua Pedro Avelino dos Santos, com acesso pela BR-470, especialmente para quem circula no sentido Barragem ao bairro Budag.

A obra de construção da galeria vai continuar, porém sem invadir a Estrada da Madeira e vias próximas. O trabalho será em um terreno ao lado da via, sem prejudicar o trânsito e o acesso dos moradores.

A galeria de drenagem em construção no bairro Barragem deve reduzir os alagamentos na região da rua Germano Sandri, fortemente atingida durante temporais. Com extensão de 320 metros totais, sendo quase 180 metros pela Estrada da Madeira, a galeria tem tubos de diâmetro de 1,5 metro, capaz de receber a captação da água da chuva na região com bastante precisão. O investimento por parte da prefeitura para a obra é de cerca de R$ 800 mil.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul