A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) informou que realizou, no final da tarde deste domingo (1º), uma operação na Unidade Prisional de Itajaí após a identificação de indícios de uso de aparelhos celulares no interior das celas.
A ação foi coordenada pela Diretoria de Segurança e Operações da Polícia Penal de Santa Catarina e conduzida pelo Grupo Tático de Intervenção (GTI) e pelo Departamento de Operações e Controle (DOC), com a participação do Núcleo de Operações Táticas (NOT) e apoio dos policiais penais plantonistas da unidade.
Segundo a Sejuri, o objetivo da operação foi restabelecer a ordem, reforçar a disciplina e garantir a segurança interna da unidade prisional.
Durante os procedimentos de revista estrutural e pessoal, foram apreendidos:
- 1 aparelho celular smartphone;
- 3 aparelhos do tipo smartwatch;
- 4 carregadores de celular;
- 4 cabos USB;
- 1 fone de ouvido.
A Polícia Penal destacou que atua de forma permanente para impedir a entrada e o uso de materiais ilícitos no sistema prisional, por meio de protocolos rigorosos de fiscalização e operações periódicas nas unidades.
Conforme a Secretaria, as medidas administrativas e disciplinares cabíveis serão adotadas para apurar as circunstâncias da ocorrência, de acordo com o resultado das averiguações internas.
A Sejuri reafirmou, em nota, o compromisso com a legalidade, a segurança institucional e o cumprimento da lei.

