Na manhã desta quinta-feira, 12, as polícias Civil e Militar de Santa Catarina deflagraram a operação “Asfixia Marinha”, em Gaspar. A força-tarefa cumpriu 17 mandados de busca e apreensão domiciliar na região conhecida como Marinha, alvo de investigação por atuação de organização criminosa ligada ao narcotráfico.

A operação mobilizou equipes táticas dos batalhões da Polícia Militar de Brusque, Blumenau, Itajaí e Navegantes, além do COBRA, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). A Polícia Civil também reforçou a ação com agentes do CORE, COPC, DICs de Blumenau, Jaraguá do Sul e Brusque, além de delegacias do Médio Vale do Itajaí. Ao todo, mais de 80 policiais participaram da ofensiva.

Segundo o major Eduardo João Steil, comandante da Companhia de Polícia Militar de Gaspar, a operação é resultado do trabalho integrado entre as duas forças de segurança. Ele destacou que, nos últimos meses, a PM realizou cerca de 12 prisões na localidade da Marinha e retirou mais de 15 quilos de drogas de circulação. As ações ocorreram durante patrulhamento contínuo e operações voltadas à preservação da ordem pública.

Com base em informações do setor de inteligência da PM e nas investigações conduzidas pela Polícia Civil, as equipes avançaram nas diligências para enfraquecer o grupo criminoso e ampliar a segurança na comunidade.

Whatsapp Image 2026 02 12 At 11.35.49 (1)

Além dos 17 mandados de busca, os policiais prenderam cinco pessoas nesta quinta-feira. Durante a operação, as equipes apreenderam celulares, drogas, uma arma de fogo e munições.

A operação segue com análise do material recolhido e continuidade das investigações.

Fonte: Comunicação Social da 2ª Cia/18º BPM – Gaspar