Na manhã desta quarta-feira (29), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar Ambiental deflagraram em Santa Catarina a Operação Libertas, voltada ao combate de crimes contra a fauna silvestre.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em sete municípios catarinenses: Joinville, Florianópolis, Armazém, Joaçaba, Águas Mornas, Araranguá e Brusque. Até o momento, seis pessoas foram presas em flagrante – três por porte ilegal de arma de fogo e três por uso de documento falso.

A operação mobilizou 96 agentes, entre membros do GAECO e policiais militares, e contou com apoio de um veterinário do Conselho Regional de Medicina Veterinária para atuar em eventuais resgates de animais.

A Libertas faz parte de uma ação nacional coordenada pela ABRAMPA, que ocorre simultaneamente em 11 estados, e busca reforçar a proteção de animais silvestres, apreender materiais ligados aos crimes ambientais e identificar possíveis redes criminosas. Os materiais apreendidos serão periciados pela Polícia Científica, e as investigações seguem sob sigilo.




