Parte de ampliação de hospital em Blumenau desaba e causa morte de trabalhador
Foto: CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu, na manhã desta quarta-feira (5), uma ocorrência de colapso estrutural em uma obra anexa ao Hospital de Olhos de Blumenau, localizada na Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua Presidente John Kennedy.
Segundo informações da corporação, a estrutura que cedeu era utilizada na montagem de uma laje lateral do edifício. No momento do colapso, sete trabalhadores estavam na área atingida.
De acordo com o relatório, cinco operários sofreram a queda, enquanto dois permaneceram suspensos, sustentados pelos sistemas de linha de vida utilizados para segurança.
As equipes de resgate atuaram rapidamente no salvamento de todas as vítimas. Os dois trabalhadores que estavam suspensos apresentavam-se conscientes e estáveis. Dos demais cinco, quatro foram atendidos e encaminhados a unidades de saúde com sinais vitais.
Infelizmente, um trabalhador veio a óbito ainda no local.
A área permanece isolada, uma vez que há risco de novo colapso em parte da estrutura metálica.
Após o acidente, o Hospital de Olhos de Blumenau divulgou uma nota oficial informando que as atividades foram temporariamente suspensas por motivo de segurança.
O hospital afirmou que está trabalhando para garantir o bem-estar de todos e que os atendimentos serão reagendados assim que possível.
“Em razão dos problemas emergenciais, as atividades estão temporariamente suspensas. Estamos trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Assim que tivermos novas informações, entraremos em contato para reagendar. Agradecemos imensamente pela compreensão neste momento delicado.”
A nota é assinada pelo diretor técnico da unidade, Dr. Vilmar Müller, médico oftalmologista (CRM-SC 2896 / RQE 1337).
A Hill Construtora, responsável pela obra de ampliação do Hospital de Olhos, também divulgou uma nota oficial, lamentando profundamente o acidente e destacando que todas as vítimas e familiares estão recebendo acompanhamento.
“A Hill Construtora, responsável pela obra de ampliação do Hospital de Olhos, lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 5. Neste momento, a prioridade da empresa e seu compromisso é com a prestação de total suporte às vítimas do ocorrido.
Além do apoio à família da vítima fatal, a Hill confirma que todas as vítimas hospitalizadas estão recebendo acompanhamento e suporte da empresa e das empreiteiras responsáveis pela obra, em conjunto com as equipes de saúde responsáveis.
Ressalta, ainda, que todos os procedimentos de segurança foram seguidos à risca em todas as etapas da obra e que o colapso não ocorreu na obra principal, mas em uma estrutura que era utilizada na montagem de uma laje lateral. A companhia atuou junto com o Corpo de Bombeiros e demais entidades para garantir atendimento o mais rápido possível.
A empresa tem mais de 15 anos de mercado e já foi responsável pela realização de grandes obras na região, todas entregues com total segurança e qualidade. Conta com uma equipe técnica altamente especializada e que segue à risca todos os procedimentos de segurança.
A Hill Construtora reforça sua solidariedade a todos os envolvidos — colaboradores, familiares e pacientes — e seguirá acompanhando de perto cada desdobramento do caso, mantendo total transparência junto às autoridades e à sociedade.”