A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27/11), a Operação Gavião Real com o objetivo de combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infanto-juvenil pela internet. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto União/SC, Caçador/SC, Catanduvas/SC, Lages/SC e Videira/SC.
As investigações apuram crimes ligados ao armazenamento, compartilhamento, produção e divulgação de arquivos de fotos e vídeos contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Os suspeitos utilizaram da internet, por meio de redes sociais, aplicativos de bate-papo, softwares para troca de arquivos e até mesmo da Dark Web para obter e compartilhar material ilícito. Os investigados ainda utilizavam pseudônimos e outras ferramentas virtuais para tentar ocultar a autoria dos crimes.
Durante o cumprimento dos mandados de busca nas cidades de Porto União/SC, Caçador/SC e Videira/SC, os policiais encontraram mídias com o conteúdo ilegal. Três homens foram presos em flagrante delito pelo crime de armazenar material contendo cenas de abuso sexual infantil.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. Prevenção e informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina


