Em dias de calor intenso, um picolé geladinho se torna um alívio na rotina. No Hospital Santo Antônio, em Blumenau, a sobremesa tem um papel ainda mais importante para crianças em tratamento contra o câncer, pois ajuda a amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

Whatsapp Image 2026 01 09 At 14.04.39

Um dos efeitos colaterais mais comuns do tratamento oncológico é a mucosite, que provoca feridas na boca, dor intensa e dificuldade para se alimentar. Para aliviar a inflamação e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto e momentos de alegria às crianças durante a internação, o Hospital Santo Antônio distribuiu picolés nesta quinta-feira (08).

A nutricionista Ana Cristina Fernandes, explica que o consumo de alimentos bem gelados faz parte de uma técnica chamada crioterapia oral, que auxilia na redução da inflamação da mucosa oral e na diminuição da dor causada pela mucosite.

“Crianças em tratamento oncológico frequentemente enfrentam efeitos colaterais desafiadores, como náuseas, vômitos, mucosite, que são dolorosas lesões na mucosa da boca e a persistente sensação de boca seca, que tornam o simples ato de se alimentar um grande obstáculo. Nesse cenário, a nutrição oferta alimentos gelados, como o picolé, aliados poderosos, ajudando a aliviar o desconforto e trazendo um refresco que vai além do físico. Mais do que seus benefícios terapêuticos, oferecer um alimento apreciado pelas crianças representa um gesto de cuidado e acolhimento, capaz de levar conforto, leveza e alegria”.

A paciente oncológica Kethely, de 11 anos, aprovou a iniciativa. “Eu gostei muito do meu picolé. Estava muito gostoso!”, disse a menina

Reportagem: Comunicação/Hospital Santo Antônio

Veja também:
HEMOSC convoca população a iniciar 2026 com a doação de sangue
Redução nas tarifas da CASAN iniciam em janeiro