Na tarde desta quinta-feira (09), a Polícia Civil, por intermédio de operação coordenada pela Delegacia de Polícia da Comarca de Rio do Oeste, deflagrou uma operação visando combater os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico nas cidades de Rio do Oeste e Rio do Sul.

A operação policial realizada foi um desdobramento (segunda fase) da operação desencadeada na cidade de Rio do Oeste entre os dias 07 e 08/09/2025 em combate aos crimes apurados, a qual foi deflagrada em decorrência de elementos informativos produzidos a partir de uma prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar no dia 18/07/2025.

Na cidade de Rio do Oeste foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Ao longo das diligências, um jovem de 22 anos de origem venezuelana foi preso preventivamente. Durante a diligência o investigado também acabou sendo preso em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas.

Já na cidade de Rio do Sul, a Delegacia de Investigações Criminais – DIC – prestou apoio e deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Em decorrência da ordem de prisão um jovem de 21 anos também de origem venezuelana, foi preso preventivamente. Por conta da diligência o investigado e a cunhada, brasileira, 20 anos de idade, restaram presos em flagrante pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, ambos os delitos envolvendo adolescente. Também por conta da operação uma adolescente de 17 anos, brasileira e companheira do investigado, foi conduzida à DPCAMI para lavratura de procedimento policial relativo à prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Por conta de toda a investigação até então realizada (desde a prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar até a operação hoje deflagrada) restaram presas seis pessoas e apreendidas drogas de diversas espécies (crack, cocaína, maconha e MDMA), além de balanças de precisão e outros apetrechos empregados na comercialização dos entorpecentes.

As investigações prosseguem visando viabilizar a conclusão do Inquérito Policial, o que deve ocorrer na próxima semana.