A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta quarta-feira (21), uma operação para combater um esquema de fraude envolvendo a emissão de títulos de crédito falsos, que resultou em prejuízo superior a R$ 400 mil a um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com sede em Blumenau.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM), vinculada ao Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau. De acordo com as investigações, uma empresa com sede em Gaspar é suspeita de simular operações comerciais inexistentes para emitir duplicatas sem lastro real. Esses títulos eram negociados com o fundo de investimento, gerando prejuízo estimado em R$ 405.253,32.
Ainda conforme apurado, há indícios do uso de uma empresa interposta, registrada formalmente em nome de familiares que não exercem atividade operacional, com o objetivo de dar aparência de legalidade ao esquema e, possivelmente, ocultar a origem dos valores obtidos de forma ilícita.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município de Gaspar, com a finalidade de reunir provas e avançar na responsabilização dos envolvidos. A Polícia Civil também obteve na Justiça o bloqueio de bens e o sequestro de valores dos investigados, visando garantir o ressarcimento dos prejuízos causados ao fundo.
As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos.
Veja também:

