
A Prefeitura de Rio do Sul lançou a licitação nº 166/2025 para a reforma da ponte Viriato Alves Garcia, que conecta o Centro ao bairro Canoas. O recebimento das propostas começa nesta sexta-feira (3), e a disputa está marcada para o dia 17, pela plataforma Compras BR. O prazo de execução da obra será de até 120 dias, contados a partir da ordem de serviço.
O edital exige que as empresas participantes comprovem experiência em recuperação estrutural e fabricação de estruturas metálicas, além de apresentar regularidade fiscal e econômico-financeira. O valor de referência do projeto é de R$ 3,63 milhões, dos quais cerca de R$ 500 mil serão custeados por emenda do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), e o restante pela prefeitura.

Entre as melhorias previstas, a estrutura metálica principal será preservada, mas passará por reforços e nova pintura. A área de passagem de veículos, com extensão de 87 metros, terá a estrutura de madeira substituída por piso em aço galvanizado de 4,4 mm, similar ao usado na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, garantindo maior aderência, durabilidade e segurança. A capacidade será mantida para veículos de até três toneladas ou 800 quilos por roda, com altura máxima de 2,5 metros.
A área de pedestres será ampliada para 1,50 metro de largura útil, com piso em chapa xadrez de 3 mm em aço galvanizado, além de rampas acessíveis com inclinação de até 8,33%. O guarda-corpo antigo será substituído por perfis metálicos e novas telas de 1,13 metro de altura. Também estão previstas melhorias nos acessos à ponte.