A Prefeitura de Ibirama realizou, nesta segunda-feira (13/10), a entrega de oito matrículas de imóveis regularizados por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB). A cerimônia, realizada na sede do Executivo municipal, representou mais um avanço na promoção da segurança jurídica e no fortalecimento do desenvolvimento urbano da cidade.
Os beneficiários José Hermann Sobrinho, Thiago Hille Penza e Tiara Cristóvão da Silva, Bernadete Scharf e Egon Scharf, Carla Alessandra Reinert, Maicon Debroski Censi, Flávio Zimmer, Sandro Neumann, Osni Hermann e Maria Aparecida Felício Hermann, aguardavam a regularização de suas propriedades desde 2021. Agora, com a documentação em mãos, poderão acessar serviços essenciais, como água e energia elétrica, realizar reformas, contratar financiamentos e até mesmo efetuar a venda legal de seus imóveis.
A solenidade contou com a presença do prefeito Duílio Gehrke, do vice-prefeito Alisson Kufky Cheny, do secretário de Assistência Social Sandro Luiz Gonçalves, da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Cristiane Schattenberg, da agente administrativa Daiana Zanella, do servidor da Assessoria Jurídica Iago Tottene, que participaram diretamente de todas as etapas do processo de regularização.
Segundo o prefeito Duílio Gehrke, a entrega das matrículas representa o compromisso da administração municipal com a dignidade e o direito à moradia. “Esse é um passo fundamental para garantir que as famílias tenham segurança jurídica sobre seus imóveis e possam planejar seu futuro com tranquilidade”, destacou.
A regularização fundiária é um processo que envolve diversas etapas técnicas e jurídicas, realizadas pela Prefeitura em parceria com os moradores. O Programa REURB busca atender, prioritariamente, famílias que residem há anos em áreas que, até então, não estavam formalmente inseridas no cadastro urbano municipal.
Com esta entrega, a Prefeitura de Ibirama reafirma seu compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas à regularização fundiária e ao desenvolvimento sustentável do município.

Reportagem: Bianca Heess das Chagas Lima Schroeder – Jornalista