
Levar um pouco mais de bem-estar e conforto aos pacientes em hemodiálise atendidos pela Associação Renal Vida, em Rio do Sul. Essa é a proposta do projeto social “Mãos que Aquecem”, que nasceu em 2023 dentro do curso de Fios, na Estação Cultural do bairro Bela Aliança, mantida pela Fundação Cultural. Como o próprio nome sugere, a ideia é envolver professores, alunos e a comunidade na confecção e doação de toucas, cachecóis e manguitos.
A primeira etapa consiste na mobilização de voluntários na arrecadação de materiais utilizados para confeccionar as peças, como lãs, linhas e agulhas. Podem participar da campanha, até mesmo, indústrias e comércios. As doações devem ser feitas diretamente na Fundação Cultural, nas Estações Culturais dos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança, Laranjeiras e Santa Rita e em comércios parceiros.
PONTOS DE DOAÇÃO
- Fundação Cultural
- Estações Culturais
- Casa das Linhas
- Terfill Aviamentos
- Canta Galo Variedades
Em seguida, as alunas dos cursos de Fios serão sensibilizadas a participarem de forma voluntária da produção das peças, por meio de oficinas e encontros coordenados por instrutores experientes.
Por fim, será organizado um evento especial para a entrega das peças à Associação Renal Vida, para distribuição aos pacientes.
MÃOS QUE AQUECEM
O projeto social representa a oportunidade de unir arte, solidariedade e cuidado, promovendo o bem-estar e o conforto dos pacientes em hemodiálise, principalmente no inverno. A Fundação Cultural acredita que a iniciativa, com o apoio da comunidade, faz toda a diferença na vida dessas pessoas, aquecendo o corpo e o “coração”.