Por cinco votos a quatro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) decidiu arquivar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que previa a mudança do hino catarinense. A proposta havia sido apresentada pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL).

Durante a análise na CCJ, o deputado Fabiano da Luz (PT) apresentou voto divergente do relator, Marcius Machado (PL), que era favorável ao texto. O posicionamento de Fabiano foi acompanhado por outros quatro membros da comissão, resultando na derrubada da proposta.

Por se tratar de uma PEC, o projeto precisava passar por duas votações na CCJ e no plenário da Alesc. A primeira etapa, referente à admissibilidade, havia sido aprovada em ambas as instâncias. No entanto, na segunda análise pela CCJ — que avaliava o mérito do texto —, a proposta acabou rejeitada.

O texto previa a realização de um concurso público para a criação de uma nova letra para o hino de Santa Catarina.

Votaram pela derrubada da PEC: Fabiano da Luz (PT), Mateus Cadorin (NOVO), Rodrigo Minotto (PDT), Mauro de Nadal (MDB) e Pepê Collaço (Progressistas), presidente da comissão, que desempatou o placar. Já os votos favoráveis à tramitação foram de Maurício Peixer (PL) — que substituiu Marcius Machado na CCJ —, Napoleão Bernardes (PSD), Adilson Girardi (MDB) e Alex Brasil (PL).