Está praticamente pronto o projeto executivo do Contorno Viário Oeste, uma via asfaltada proposta pelo Governo de Santa Catarina, que ligará a SC-350, em Aurora, à BR-470, no bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. O estudo foi apresentado pela empresa Prosul na tarde desta segunda-feira (11), em Florianópolis, ao secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, ao prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, e ao secretário de Infraestrutura da prefeitura, Fernando Cesar Souza.

O traçado terá aproximadamente 7,8 quilômetros de extensão e fará a conexão entre as duas rodovias, eliminando a necessidade de circulação de um grande volume de veículos pela área urbana de Rio do Sul, incluindo o tráfego de caminhões.

Um levantamento da Prefeitura de Rio do Sul indica que aproximadamente mil veículos circulam diariamente pela Rua Rui Barbosa, no bairro Sumaré, com origem ou destino à região da Cebola e à BR-470. Essa movimentação tem gerado diversos problemas de mobilidade, segurança e conservação das vias da cidade.

De acordo com projeções técnicas da Prosul, pelo menos 5,6 mil veículos poderão deixar de trafegar pela área urbana de Rio do Sul até 2030 com a implantação do contorno viário.

Departamento de Comunicação- Prefeitura de Rio do Sul