Uma relíquia de São Carlo Acutis, jovem católico canonizado no último dia 07, chegou a Santa Catarina nesta semana. O objeto considerado sagrado guarda fios de cabelo do santo, considerado um símbolo de fé e inspiração para a juventude. Ele foi entregue aos cuidados da Paróquia São João Batista, em Irani, município no Oeste do estado.

A relíquia foi recebida diretamente em Assis, na Itália, por uma comitiva da paróquia. Segundo o pároco Gilberto Boçon, a devoção a Carlo Acutis na comunidade nasceu de forma simples, a partir da construção de uma pequena capela dedicada às crianças da catequese. Ao longo do mês de setembro, diversas celebrações marcarão a entronização oficial da relíquia na igreja, onde ficará disponível para veneração de todos os fiéis.

Relíquia de São Carlo Acutis, santo millennial considerado o padroeiro da internet, está em SC
Capela de São Carlo Acutis em Irani

Confira as datas:

14/09 – 09h: Apresentação das Relíquias de São Carlo Acutis no Cinquentenário da Diocese – Herval Velho / Gruta Nossa Senhora de Lourdes

20/09 – 19h: Missa com Dom Mário e Entronização da Relíquia de São Carlo Acutis na Igreja Matriz

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis foi um jovem católico que nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, e morreu em 12 de outubro de 2006, em Monza, na Itália, aos 15 anos, vítima de leucemia fulminante. Ele ficou conhecido como o “padroeiro da internet” porque usava seus conhecimentos de informática para evangelizar, criando um site que reunia informações sobre milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Em 2020, foi beatificado em Assis, cidade onde escolheu ser sepultado, e em 2025 foi canonizado, tornando-se o primeiro santo da chamada geração millennial.