
Nesta quarta-feira, 27 de agosto, Dia da Psicologia e do Psicólogo, é a data que reconhece a importância dessa Ciência e dos profissionais no cuidado com a saúde mental. E em Rio do Sul, a data também celebra o dia municipal do psicólogo, ressaltando a rede dedicada ao acolhimento e à promoção da vida, com o CAPS, o programa Satélites da Mente, o Ambulatório de Saúde Mental Infantil (ASMIA) e as equipes da Atenção Básica.
Às vésperas do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde reforça esse compromisso com uma programação especial ao longo de todo o mês, organizada pela equipe de Saúde Mental.
Ao longo de setembro, haverá ações descentralizadas nas Unidades de Saúde, conduzidas pelas equipes da Atenção Básica em parceria com os psicólogos do programa Satélites da Mente, e atividades especiais no CAPS, voltadas à integração, ao cuidado e à valorização da vida.
No dia 6, ocorre um Pedágio Informativo no Centro, com entrega de materiais educativos à população por profissionais e usuários do CAPS.
Já no dia 19, às 13h10, o Projeto “Outros Papos” promove uma roda de conversa e escuta ativa sobre saúde emocional de homens servidores públicos, no Teatro Municipal Domingos Venturini, na Fundação Cultural.
Nas escolas municipais, a equipe do ASMIA realizará ao longo do mês, ações de prevenção ao bullying e promoção de ambientes mais saudáveis. Também está previsto um encontro com diretores e chefias da saúde municipal, focado no cuidado com quem cuida, além de ações na mídia local com informações e orientações sobre prevenção ao suicídio.
Departamento de Comunicação- Prefeitura de Rio do Sul