61,9% das novas empresas de tecnologia criadas no Alto Vale entre 2024 e 2025 estão em Rio do Sul, mostrando o forte desempenho da cidade em relação a este tipo de desenvolvimento de negócio.
Os dados são resultado de pesquisa do Observatório Econômico do Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), que realizou o levantamento nos 28 municípios do Alto Vale. No total, Rio do Sul teve 57 das 92 novas empresas do ramo criadas no período analisado, a partir de base de dados da Receita Federal. Do total de empresas de tecnologia ativas no Alto Vale, Rio do Sul concentra 58,7% delas.
De acordo com o CINF, o setor de tecnologia da informação segue avançando no Alto Vale do Itajaí, impulsionado por um ambiente de negócios cada vez mais favorável e pelo fortalecimento do ecossistema regional de inovação.
A quantidade de negócios também é relevante se comparada ao ciclo anterior, com crescimento de 29,5% até o momento, já que o levantamento em 2025 é até o início de novembro.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Giovane Honorato de Carvalho, os investimentos para que esse setor se desenvolva estão sendo ampliados. “O Rio do Sul + TEC e o Qualifica Rio do Sul foram só o começo. E ano que vem teremos uma ampliação ainda maior. Assim vamos poder consolidar Rio do Sul como um polo importante de tecnologia no Estado”.
Na avaliação do CINF, o avanço do setor de tecnologia no Alto Vale é construído por diferentes atores que atuam de forma integrada. Iniciativas do Niavi – Polo ACATE Alto Vale (núcleo de tecnologia da ACIRS), do Núcleo de Inovação, da Incubadora Gtec, do Sebrae e do próprio CINF têm desempenhado papel fundamental na qualificação de empreendedores, na formação de talentos, na criação de ambientes de desenvolvimento e na atração de investimentos.
Empresas ativas no setor de tecnologia em Rio do Sul
- Treinamento em informática – 88
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis – 50
- Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação – 37
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet – 26
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis – 16
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet – 10
- Salas de acesso à Internet – 6
- Fabricação de periféricos para equipamentos de informática – 2
- Comércio atacadista de equipamentos de informática – 1
Dados até início de novembro de 2025.
Fonte: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Rio do Sul
