
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Rio do Sul adquiriu 83 câmeras com tecnologia de inteligência artificial. Os equipamentos foram adquiridos por meio do consórcio Cincatarina, com investimento de aproximadamente R$ 160 mil, proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Sargento Lima.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Mário Ponticelli Junior, as câmeras fazem parte do projeto de implantação da Muralha Digital e do sistema de Monitoramento Urbano do município. “Esse primeiro lote contempla os equipamentos, mas a instalação e o software que fará a gestão das imagens serão contratados em uma segunda etapa ainda neste ano. Os modelos adquiridos já passaram por análise técnica e foram validados junto a fornecedores que atuam no mercado, garantindo compatibilidade para o projeto”, explicou.
O sistema em implantação prevê a criação de um cercamento eletrônico em todas as entradas e saídas da cidade, com capacidade de leitura de placas e identificação de movimentações suspeitas.
Para viabilizar o funcionamento pleno, será necessário estruturar uma nova rede de internet dedicada e definir pontos estratégicos de instalação, de modo a evitar áreas sem cobertura. Esse planejamento vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança em conjunto com a Secretaria de Administração.
Ainda neste ano, o município deve receber novos recursos para continuidade da modernização do sistema, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Caroline De Toni. “A expansão do projeto vai permitir ampliar o número de equipamentos e a infraestrutura tecnológica, fortalecendo as condições de monitoramento e suporte às forças de segurança”, destacou Ponticelli.