Entre os dias 30 e 31 de outubro, Rio do Sul será palco do exercício de certificação das Forças-Tarefas (FTs) da 2ª Região Bombeiro Militar. A atividade terá como foco principal as intervenções em áreas deslizadas, simulando situações reais de desastres naturais.

Quatro células de Força-Tarefa participarão da certificação, cada uma composta por quatro bombeiros militares especialistas. O objetivo é avaliar a capacidade técnica, a prontidão operacional e o cumprimento dos padrões exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para atuação em ocorrências de grande complexidade.

O CBMSC possui histórico de ampla atuação em áreas de risco, com destaque para a Operação Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e a missão em Brumadinho, em Minas Gerais. Durante o exercício em Rio do Sul, também serão apresentadas novas técnicas de trabalho em campo voltadas para esse tipo de situação.

Atualmente, o CBMSC conta com 15 Forças-Tarefas, vinculadas aos Batalhões de Bombeiros Militar em todo o estado, reforçando a atuação nas áreas de busca, resgate, salvamento e resposta a desastres naturais em Santa Catarina.