Santa Catarina confirmou a primeira morte por Febre do Nilo Ocidental registrada no Estado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela Secretaria de Estado da Saúde.
A vítima era uma mulher de 77 anos, moradora de Imbituba, no Litoral Sul. Ela morreu no dia 8 de agosto.
A Secretaria da Saúde também confirmou um segundo caso da doença em Santa Catarina. O paciente tem 56 anos e já se recuperou. Segundo o Estado, o caso da mulher de Imbituba é considerado uma ocorrência isolada.
A Febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral transmitida por mosquitos infectados. Em casos mais graves, pode provocar complicações neurológicas, como meningite e encefalite.
- É neste final de semana: Feira do Negócio Local movimenta Presidente Getúlio
- Oi tem falência decretada novamente pela Justiça
- Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão em Trombudo Central
Entre os sintomas estão febre, mal-estar, náusea, vômito, dor de cabeça, dores musculares e, em alguns casos, manchas na pele.
Não há vacina recomendada contra a doença no Brasil. As principais formas de prevenção são o uso de repelente, telas em portas e janelas e evitar locais com presença de mosquitos, principalmente ao amanhecer e no fim da tarde.


