Destaque nacional na formalização da economia, Santa Catarina é o estado que mais inscreveu projetos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025. Ao todo, são 89 projetos executados por escolas e instituições que ensinam sobre transparência, contas públicas, impostos e comércio legal, sobretudo para combater ilegalidades como sonegação e corrupção. 

Siga o canal “RBA TV – Santa Catarina” no WhatsApp:https://whatsapp.com/channel/0029Vb0zPUHEFeXlKVI5ge2F

Neste ano, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal recebeu, ao todo, 485 projetos, o que representa alta de 70% em relação ao ano passado. Na edição de 2024 Santa Catarina também liderou a lista, com inscrição de 36 projetos. Ou seja, o estado mais do que dobrou o número de inscrições e se destaca pela valorização da ética, da cidadania, do consumo consciente e da responsabilidade social. 

“Trabalhamos muito neste ano para aumentar o número de inscrições, principalmente junto a secretarias municipais de educação. Os projetos nas escolas envolvem estudantes e professores na temática da educação fiscal, o que traz muitos benefícios para toda a sociedade”, afirma Jair Antonio Schmitt, auditor fiscal estadual e presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop SC), órgão que atua no fomento e seleção de projetos. 

Santa Catarina lidera inscrições de projetos

Com 89 projetos, Santa Catarina lidera a lista de inscrições dos estados, ao lado do Rio Grande do Sul. Na sequência estão Amazonas, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Piauí e Tocantins. Há participantes de 25 estados e do Distrito Federal.

“O Cecop SC trabalha em três vertentes: institucional, repressiva e principalmente educacional. Nós trabalhamos o assunto educação fiscal para que alunos e professores comecem a se preocupar mais em pedir nota fiscal e entender a função social do imposto, através do qual o estado consegue investir em saúde, educação e demais áreas”, complementa Schmitt.

Na edição de 2024, o estado foi premiado. O projeto “Tax e Seus Amigos LTDA”, de Itajaí, venceu na categoria Instituições ao conscientizar crianças sobretudo sobre ética tributária e cidadania. Com a premiação, levaram para casa o valor de R$ 10 mil. 

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Organizado pela Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais), o prêmio reconhece iniciativas que promovem a função social dos tributos, a transparência nas contas públicas e o engajamento do cidadão no controle bem como acompanhamento do uso dos recursos públicos. Em 2025, serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios nas quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A solenidade de premiação acontecerá no dia 18 de novembro, em Brasília.

Divulgação: Governo de Santa Catarina