
Uma grande amplitude térmica deve ser observada ao longo desta semana em todas as regiões de Santa Catarina. A condição é provocada pela atuação persistente de uma massa de ar seco e frio que mantém o tempo estável e ensolarado. Assim, o início das manhãs e as noites terão temperaturas baixas, próximas a 0°C em algumas partes do estado, enquanto as tardes podem ultrapassar os 20°C. Não há previsão de chuvas fortes ou ocorrências associadas às condições de tempo.
Hoje (08), a passagem de uma frente fria pelo mar e a aproximação de mais uma massa de ar seco e frio volta a favorecer a mudança de direção dos ventos para o Sul, com rajadas de até 40 km/h. Essa condição acontece no Litoral, nas demais regiões não há presença de vento forte.
Já o tempo permanece estável em todo o estado, com a formação de nevoeiros pontuais na madrugada e sol entre nuvens ao longo da terça-feira. As temperaturas seguem baixas no amanhecer, variando entre 2°C e 8°C entre os Planaltos e de 5°C a 13°C nas demais áreas. Durante a tarde, as temperaturas se aproximam dos 22°C a 24°C entre o Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 14°C a 17°C no Planalto Sul.
A nebulosidade aumenta na quarta-feira (09), especialmente, entre o Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. No entanto, não há previsão de chuva. No amanhecer, as temperaturas variam entre 0°C e 7°C no Meio-Oeste e nos Planaltos. Nas demais regiões, as temperaturas mínimas esperadas variam entre 8°C e 13°C. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 10°C e 15°C nas áreas serranas e costeiras do Litoral Sul e de 22°C a 24°C no Oeste.
As temperaturas começam a aumentar gradativamente durante os dias de quinta (10) e sexta-feira (11). As máximas se aproximam dos 25°C no Oeste e Litoral Sul à tarde. Noites e madrugadas ainda devem apresentar temperaturas abaixo dos 5°C, especialmente, nas áreas serranas.

Até sexta-feira (11), não há riscos associados às condições do tempo em Santa Catarina. Entretanto, a amplitude térmica elevada marca a semana, o que exige atenção especial com a saúde. As diferenças bruscas nas temperaturas podem levar à queda da imunidade e ao surgimento de sintomas respiratórios, principalmente em grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares e animais de estimação.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda:
- Prepare-se para o “efeito cebola”, ou seja, sair com agasalhos e peças de roupa que possam ser retiradas ao longo do dia, de acordo com o aumento da temperatura;
- Usar o protetor solar e manter atenção redobrada com a hidratação, especialmente, de crianças e idosos;
- Redobrar os cuidados com pets, que também sofrem com o calor e o frio intensos;
- Reforçar o sistema imune, por meio do bom sono, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.
Apesar da ausência de riscos associados às condições do tempo no momento, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de SC reforça a importância de acompanhar os boletins meteorológicos diários e os Avisos e Alertas oficiais. Informação antecipada e prevenção seguem sendo as melhores estratégias para reduzir os impactos das condições adversas.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM – Assessoria de Comunicação