
Seis policiais militares da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) concluíram, na tarde desta quarta-feira, 16, em Brasília (DF), a 101ª edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A capacitação foi realizada ao longo de 27 dias, entre os dias 20 de março e 15 de abril, totalizando 170 horas-aula.
Ao todo, participaram da formação 123 profissionais de segurança pública oriundos de 18 estados da federação, sendo 105 policiais militares, 13 policiais civis, dois bombeiros militares e três profissionais da perícia. A INC é etapa obrigatória para integração às atividades da FNSP e tem como objetivo qualificar, avaliar e padronizar os procedimentos operacionais adotados pelas instituições de segurança pública no país.

A PMSC foi representada pelo 2º sargento veterano Jocemar José Freire, do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a cabo Ana Claudia Dal Magro Bertoglio e o soldado Jefferson Cristiano Serzedelo de Oliveira, ambos do 12º BPM, o cabo Paulo Henrique Hoffmann e soldado Marcelo de Freitas Ferreira, ambos do 16º BPM, e o soldado Davi Queiroz Pedreira, do 1º BPM.
Durante o curso, os participantes receberam instruções teóricas e práticas com foco em fundamentos de polícia comunitária, gestão de multidões, direitos humanos, uso diferenciado da força, instrumentos de menor potencial ofensivo, atendimento pré-hospitalar tático e combate a crimes ambientais, incluindo operações em áreas indígenas, combate a incêndios florestais, busca, resgate e salvamento.

O conteúdo foi complementado por palestras ministradas por especialistas de diversas instituições, como a Ouvidoria do MJSP, Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A participação dos policiais militares catarinenses na INC reforça o compromisso da PMSC com a formação contínua e a atuação integrada com outras forças de ordem pública em nível nacional.
