Entre os dias 19 de outubro e 12 de dezembro, o Observatório Nacional (ON/MCTI) realiza uma campanha científica para instalar 29 sismógrafos temporários de banda larga no Sul do país.
O estudo tem como objetivo investigar a estrutura profunda da Terra e compreender melhor a evolução geológica da margem sul brasileira, especialmente nas bacias de Pelotas e Santos, regiões de grande importância científica e econômica.

Os equipamentos — dos sistemas Nanometrics, Kinemetrics e GEObit — serão distribuídos ao longo de um perfil que conecta os municípios de Tijucas a Lebon Régis, em Santa Catarina. O traçado foi planejado para revelar detalhes da estrutura interna do continente e sua transição para a crosta oceânica, complementando um levantamento sísmico que será realizado no mar a bordo do navio de pesquisa alemão RV Merian.

As estações permanecerão em operação por cerca de um mês. Após o período de coleta de dados, os equipamentos serão desinstalados.
Participam da campanha os pesquisadores Ítalo Maurício, Ronaldo Marins, Eveline Sayão e Alcides dos Santos, responsáveis pela instalação e manutenção dos sismógrafos.

