Lombalgia intensa levou paciente a acionar o SAMU e acabou recebendo mais do que esperava.

Emoção, cuidado e empatia marcaram um atendimento do SAMU 192 na manhã desta sexta-feira (23) em Balneário Camboriú, onde uma simples melodia ao piano fez toda a diferença para um paciente com fortes dores na lombar.

Um chamado que começou como mais uma ocorrência clínica terminou com uma cena rara e comovente. A Unidade de Suporte Básico Bravo 01 foi acionada para atender um homem com lombalgia aguda — quadro que se agravou por uma inflamação no nervo isquiático e hérnia de disco, dificultando seus movimentos e provocando dores intensas.

No local, os socorristas Marlon Licarasa e Ari Dornelles seguiram o protocolo: realizaram a administração de medicamentos via endovenosa, conforme orientação do Médico Regulador do SAMU, para alívio imediato da dor.

Mas o que tornou este atendimento especial foi a conexão humana. Durante uma conversa descontraída com a equipe, o paciente comentou que fazia muito tempo que não ouvia alguém tocar piano — algo que sempre o acalmava. Foi então que, para surpresa de todos, um dos socorristas revelou ser pianista e se ofereceu para tocar algumas notas.

O som suave preencheu o ambiente e, por alguns minutos, transformou a dor em alento. A família, emocionada, registrou a cena em vídeo — imagens que eternizam um gesto simples, mas profundamente significativo.
Emocionado, o paciente declarou:

“São os anjos que vieram… eu pedi tanto para Deus e Ele me mandou os anjos.”

A família, tocada pela cena, registrou tudo em vídeo — imagens que eternizam um ato de humanidade em meio ao sofrimento.