Segundo nota oficial, os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles e a equipe do SAMU foram acionados na manhã deste domingo (26) para atender uma ocorrência de surto psicótico na localidade de Gabiroba, no interior do município. Ao chegar ao local, antes mesmo de descer das viaturas, os socorristas foram surpreendidos pela vítima, que estava armada com um facão e passou a ameaçar e correr em direção às equipes, colocando todos em risco.

Ainda de acordo com a nota, diante da situação, socorristas e profissionais do SAMU permaneceram abrigados dentro das viaturas, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança, enquanto o homem armado circulava ao redor, impedindo qualquer aproximação segura.

A corporação destacou que estava no local apenas para prestar apoio ao SAMU, atuando exclusivamente na área de atendimento pré-hospitalar, sem envolvimento em qualquer ação policial.

Com o comportamento agressivo da vítima e o risco iminente à vida de familiares e profissionais, a Polícia Militar foi acionada. De acordo com informações dos bombeiros, o homem ainda investiu contra seu próprio irmão e sobrinho, os quais precisaram se lançar em uma ribanceira para se proteger das agressões. Segundo o comunicado, ao tentar controlar a situação, os policiais também foram ameaçados e investidos pelo agressor, que avançou de forma rápida e violenta. Mesmo após tentativas de diálogo, o homem não acatou as ordens e continuou colocando em risco a integridade de todos no local.

Diante da ameaça imediata à vida dos presentes, foi necessário o uso de força proporcional, com disparos, para conter o agressor e cessar o risco, conforme descreve a nota divulgada pelos bombeiros.

A ocorrência, segundo o relato oficial, aconteceu de forma rápida e imprevisível. O documento também relata que o homem teria avançado contra familiares, que precisaram se lançar em uma ribanceira para evitar serem atingidos.

Após a contenção da situação, as equipes do SAMU e dos Bombeiros Voluntários prestaram atendimento à vítima, que foi estabilizada e encaminhada ao Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com o apoio do helicóptero Arcanjo 03, de Blumenau.

Por fim, os Bombeiros Voluntários reforçaram na nota oficial que seguiram todos os protocolos de segurança e atuaram apenas na assistência pré-hospitalar, priorizando a preservação da vida e a segurança das equipes e das pessoas envolvidas na ocorrência.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Polícia Militar de Ibirama e com a Divisão de Relações Públicas e Comunicação Social da corporação, mas ainda não obteve retorno sobre a ocorrência. O espaço permanece aberto para manifestação.