Fenômeno registrado durante a madrugada provocou alagamentos, vendavais e granizo no Extremo Oeste de SC.

Na madrugada desta quinta-feira (22), uma tempestade severa atingiu o município de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste de Santa Catarina, causando uma série de transtornos. Segundo a Defesa Civil estadual, o fenômeno provocou chuvas intensas, vendavais, queda de granizo, destelhamentos, alagamentos e danos à rede elétrica.

De acordo com o relatório técnico, a tempestade teve início por volta das 2h da manhã, com formação de uma supercélula na região de divisa com a Argentina. À medida que o sistema avançou em direção aos municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita, a tempestade ganhou força e passou a apresentar alto potencial para ventos fortes e granizo, como indicado pelas imagens do radar meteorológico de Chapecó.

500485111 1225696572330803 1745793788297599012 N
Divulgação: Redes Sociais

Os tons em rosa no radar representavam os momentos de maior intensidade do fenômeno. Em algumas áreas, a Defesa Civil não descarta a ocorrência de microexplosões ou até mesmo tornados, hipóteses que estão sendo avaliadas por meteorologistas e pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil.

Antes da tempestade, a Defesa Civil de Santa Catarina afirma que enviou alertas meteorológicos preventivos, com envio de mensagens via cellbroadcast às 2h21 para os moradores da região.

 Imagens compartilhadas mostram ruas completamente alagadas, árvores derrubadas e diversos imóveis com telhados danificados.

A equipe da Defesa Civil permanece no município realizando os levantamentos dos danos e orientando a população. Em caso de emergência, os moradores devem acionar os Bombeiros ou a Defesa Civil pelo telefone 199.

Temporal Smo 4