Entre esta sexta-feira (07) e o sábado (08) o processo de formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil, favorece o desenvolvimento de temporais com vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo em todo o estado de Santa Catarina.

As instabilidades começam a se formar pela manhã, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas é durante a tarde que as tempestades ganham força, principalmente no Grande Oeste e Planaltos, onde o risco para tempestades severas é maior. Entre meados da tarde e noite, os temporais alcançam áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, e Litoral Norte.

O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h e a chuva pode ser intensa em curtos períodos de tempo.

Na madrugada de sábado (08), o risco para temporais diminuem e o vento se intensifica, especialmente no Litoral — confira o aviso aqui — e deixando o mar agitado.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Fonte: Defesa Civil SC