Temporal com granizo no Alto Vale deixou prejuízos em diversas cidades da região na tarde desta sexta-feira (28). As tempestades vieram acompanhadas de rajadas de vento e, por isso, provocaram destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica e prejuízos nas lavouras. Além disso, houve registro de estragos em municípios como Braço do Trombudo, Trombudo Central, Agrolândia, Rio do Oeste, Laurentino, Presidente Getúlio, Rio do Sul e Pouso Redondo.
Situação em Braço do Trombudo e Trombudo Central
Em Braço do Trombudo, o temporal veio acompanhado de granizo e vento forte. Moradores relataram destelhamentos em casas e comércios, além de quedas de árvores sobre a rede elétrica, o que deixou parte da cidade sem energia. Depois disso, uma estrutura acabou destruída após o vendaval.
Em Trombudo Central, o cenário foi semelhante.
Assim, casas e áreas de cultivo foram atingidas, gerando prejuízos para moradores e agricultores. O granizo danificou telhados e provocou perdas em plantações.

Outros municípios afetados
Em Agrolândia, Rio do Oeste, Laurentino e Presidente Getúlio, o temporal trouxe ocorrências semelhantes. Por consequência, houve registro de granizo, danos em lavouras e estragos pontuais em residências.
Transtornos na BR-470
A chuva forte com granizo também provocou transtornos em vários trechos da BR-470. Entre Trombudo Central e Pouso Redondo, motoristas registraram árvores e galhos sobre a rodovia, além de grande quantidade de pedras de gelo espalhadas pela pista. Dessa forma, o tráfego ficou lento e exigiu atenção redobrada dos condutores.
Condições climáticas e regiões com vento intenso
De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), a formação das tempestades estava prevista. Isso porque áreas de instabilidade em diversos níveis da atmosfera, combinadas ao calor e à umidade, favoreceram o desenvolvimento de tempestades severas entre os planaltos e o litoral.
Ao longo do dia, municípios como Bom Retiro, Rio do Sul, Pouso Redondo e São João do Sul também registraram queda de granizo e danos em residências. Por outro lado, em outras regiões do estado, as rajadas de vento chegaram a 90 km/h em Itaiópolis, segundo a estação meteorológica da SDC/SC, e causaram estragos em escolas e em uma delegacia em Orleans.

Previsão do tempo
A Defesa Civil informa que a instabilidade diminui na noite desta sexta-feira (28), trazendo um sábado (29) de tempo mais estável. No entanto, novos temporais podem retornar no domingo (30) e, principalmente, na segunda-feira (1º), inclusive em áreas já afetadas.
Para receber alertas da Defesa Civil por SMS, basta enviar o CEP para 40199.
Veja também:

