O departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Rio do Sul realiza no domingo (2 de novembro), a poda e corte de árvores localizadas na alameda Aristiliano Ramos, próximo ao semáforo da Galeria Schroeder, na região central da cidade. O trânsito será fechado por volta das 8h a partir do cruzamento com a rua São João, que seguirá como desvio, sendo liberado por volta do meio dia, ou quando forem encerrados os serviços.

É recomendável atenção de pedestres e ciclistas ao passarem pelo local, pois haverá movimentação de máquinas e operários. Uma das árvores, será cortada pois está oca e teve avaliada como necessária a retirada. No final de semana, alguns protocolos de corte e poda serão realizados em áreas diversas da cidade, atendendo pedidos de moradores por conta do risco de queda ou danos ao patrimônio público. Essas intervenções não terão alteração de trânsito.

Nesta semana, está sendo realizada a poda de árvores no Parque Harry Hobus e Parque do Farol, no bairro Canoas, principalmente aquelas que atrapalham a circulação de pessoas nas pistas de caminhada e bicicleta. Os serviços são de responsabilidade de uma empresa contratada e fiscalizada pela prefeitura, como forma de preservar a infraestrutura existente e promover a poda nos moldes adequados e a retirada de espécies exóticas, invasoras ou que estejam ocas ou mortas e causem risco.

Além da poda, 15 espécies estão sendo cortadas nos parques pois apresentam risco de queda. A destinação dos resíduos fica sob responsabilidade da empresa contratada. Toda árvore cortada será retirada, num trabalho chamado de destoca. Neste local serão plantadas novas espécies, mais adequadas ao ecossistema local.

https://whatsapp.com/channel/0029Vb0zPUHEFeXlKVI5ge2F
Foto: Prefeitura de Rio do Sul

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, a ação respeita critérios técnicos e ambientais, sendo autorizada pelos órgãos competentes. A remoção faz parte de um plano de rearborização da cidade, iniciado no mês de árvores será acompanhada por um plano de rearborização, que começou a ser executado no mês de agosto.