
Um flagrante registrado nesta terça-feira (16), em Itajaí, causou indignação: um bebê foi transportado de forma irregular em uma motoneta. O caso acendeu o alerta para uma prática perigosa que, apesar de proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ainda é tratada como comum por alguns motoristas.
De acordo com a legislação, é proibido transportar crianças menores de 10 anos em motocicletas. Além disso, o uso de capacete é obrigatório tanto para condutores quanto para passageiros.
Os números da Codetran revelam a gravidade da situação:
- Em 2025, até setembro, foram registradas 127 infrações: 74 por passageiro sem capacete, 10 por condutor sem capacete (mesmo quando a criança usava) e 43 por transporte de menores de 10 anos.
- No mesmo período de 2024, haviam sido registradas apenas 46 infrações, menos da metade do total atual.
A Codetran informou que está em contato com o Conselho Tutelar para avaliar medidas legais em casos como o registrado nesta semana. O órgão também reforça que mantém ações permanentes de fiscalização e educação no trânsito, mas alerta que a mudança depende, sobretudo, da consciência dos responsáveis.
“Estamos falando de vidas, de bebês e crianças que não têm como se proteger sozinhos. A negligência dos adultos não pode ser normalizada”, destacou a coordenação de trânsito.