Caro leitor,
Como você deve estar acompanhando, nos últimos dez anos, o mundo vem passando por uma transformação realmente muito forte. Muitas dessas transformações são boas, mas outras nem tanto.
Quando falamos das situações negativas, podemos citar a desvalorização da vida, do amor ao próximo, das pessoas e daquilo que realmente deve ser seguido e preservado, enquanto se valoriza cada vez mais aquilo que é banal.
Como vocês podem observar, existem muitas situações preocupantes, como músicas sem fundamento, sem nenhum tipo de sentimento, com palavras chulas e conteúdos que contribuem para a desinformação e para uma má influência no crescimento dos nossos menores. Muitas vezes, são músicas com linguagem vulgar, insinuações sexuais e conteúdos extremamente sexualizados.
Também precisamos falar sobre as questões dos bons costumes, que, infelizmente, parecem estar sendo deixadas de lado por essa nova sociedade, que exige que respeitemos diversas minorias, mas que, muitas vezes, não demonstra o mesmo respeito pelas tradições familiares.
Como vocês sabem, é importante respeitarmos os direitos das pessoas e das minorias. Sou completamente a favor do respeito, mas acredito que ele precisa ser praticado também pelas minorias em relação às outras situações, aos diferentes credos religiosos, às outras ideias e às diferentes iniciativas.
Para conseguirmos viver em um mundo melhor, com uma convivência plena, devemos respeitar as minorias, assim como as minorias também precisam respeitar as maiorias. Afinal, é uma questão de respeito. Meu direito termina quando começa o seu.
Por isso, é importante respeitarmos, em sua integralidade, todo e qualquer pensamento e credo religioso, desde que também sejam respeitados os direitos das outras pessoas.
Então, convido vocês, leitores da RBA Televisão, a refletirem sobre a situação atual que estamos vivendo.
Será que realmente estão sendo respeitados os direitos das crianças, dos idosos, das mulheres e dos homens? Será que não estamos criando um abismo que separa as pessoas e os seus direitos, enquanto se tenta estabelecer apenas uma maneira de pensar como a correta?
Respeitar todos os direitos é fundamental. Afinal, uma sociedade verdadeiramente justa precisa compreender que o respeito deve ser mútuo, independentemente da geração, da opinião, da tradição ou da crença de cada pessoa.
Douglas Correa
Memória histórica • Direitos humanos • Consciência social • Escritor
O conteúdo deste texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião ou a linha editorial deste veículo de comunicação.


