COOPERTAIÓ se destaca no mercado

COOPERTAIÓ se destaca no mercado

A Cooperativa de Pequenos Produtores de Taió vem se destacado no mercado. Nos últimos anos, ela vem apresentando um crescimento gradativo e benecifiando agricultores na região. A COOPERTAIÓ, foi fundada em 10 de setembro de 2013 durante uma Assembleia Geral realizada na Câmara de Vereadores de Taió.

A ideia de criar uma cooperativa no município surgiu algum tempo antes, por meio de um grupo de agricultores que participava da feira municipal. Após um período de vendas na feira, eles perceberam a necessidade de legalizar suas atividades para ampliar a comercialização de seus produtos. Foi nesse momento que começaram a fazer visitas técnicas, fomentados pela Prefeitura Municipal de Taió em parceria com a Secretaria de Agricultura e EPAGRI, para aprender sobre a rotina administrativa em cooperativas.

Em seguida, iniciaram-se os trabalhos para a elaboração do estatuto social, planejamento participativo e definição das atividades a serem realizadas, com o objetivo de beneficiar o máximo de agricultores por meio da cooperativa. A principal finalidade era comercializar os produtos dos agricultores de Taió e região, tanto em mercados tradicionais como em mercados institucionais.

A COOPERTAIÓ é comprometida com os princípios do cooperativismo, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social. A adesão voluntária e livre de seus membros, aliada à gestão democrática, garantem a participação ativa dos associados nas decisões da cooperativa. Além disso, a cooperativa valoriza a participação econômica dos seus associados, promovendo a autonomia e independência financeira de cada um.

A cooperativa também se preocupa com a educação, formação e informação de seus membros, oferecendo oportunidades para que estejam sempre atualizados e capacitados. Busca o crescimento econômico das propriedades rurais dos associados, possibilitando que essas se tornem empreendimentos rentáveis. Além disso, a cooperativa incentiva a permanência de jovens e mulheres no meio rural, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

 

Crescimento da cooperativa

Com uma visão voltada para o desenvolvimento e prosperidade de seus associados, a cooperativa busca constantemente por melhores oportunidades de negócio. Através de estratégias eficientes de mercado, a cooperativa tem conseguido ampliar suas vendas e expandir sua atuação para além das fronteiras da região do Alto Vale do Itajaí.

Aliado ao seu sucesso, a cooperativa de Taió tem levado consigo o nome do município, através de suas primeiras transações interestaduais e tem se consolidado como uma referência de qualidade e confiança no mercado. 

Com uma gestão eficiente e comprometida com o crescimento sustentável, a cooperativa tem investido em infraestrutura, tecnologia e capacitação dos associados para garantir a excelência de seus serviços e produtos.

 

Benefícios para seus associados  

A COOPERTAIÓ, tem se destacado como uma importante ferramenta de apoio e fortalecimento para os agricultores da região. Através dela, os associados têm a oportunidade de comercializar seus produtos sem perder seu título de agricultor, uma vez que a comercialização ocorre no CNPJ da cooperativa. Além disso, os associados podem fazer uso do CNPJ para compras, obtendo melhores preços e prazos.
Além da comercialização, a cooperativa faz um trabalho de orientação à regulamentação de novas agroindústrias, produtos e rotulagem.

Assumindo parte burocrática do trabalho, realizando emissões de notas fiscais, tributação de impostos, projetos de vendas institucionais, recebimento e repasse de pedidos, solicitação de códigos de barras, entre outras atividades.

A intercooperação também é um benefício proporcionado pela COOPERTAIÓ. Os associados têm a oportunidade de trocar experiências entre si, trabalhando em grupo em busca de melhores resultados para todos. A cooperativa se mostra, portanto, uma importante aliada dos agricultores, contribuindo para o desenvolvimento do setor e proporcionando melhores condições de mercado para seus associados.

 

Evento de 10 anos da cooperativa

No dia 9 de setembro ocorre o evento que vai marcar os 10 anos da cooperativa. A palestra “Daqui para frente: um campo fértil de oportunidades para o meio rural”, com Daniel Keller, vai ser realizada na Associação Centro Cultural 25 de julho. 

Para participar o interessado deve se inscrever pelo: https://forms.gle/NaGcrs7Geq43pqmS7. As inscrições ocorrem até terça-feira, 29 de agosto. 

Leia também