
Uma mudança significativa na coloração da água do Rio Desquite chamou a atenção da comunidade na manhã desta terça-feira (15), em Otacílio Costa. Após a denúncia de moradores, a prefeitura identificou o local afetado, que fica no final de uma galeria de esgoto no bairro Fátima.
O prefeito Fabiano Baldessar e o secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Felisbino, estão acompanhando a situação. Equipes das Secretarias de Obras, Habitação e Meio Ambiente foram empenhadas em uma varredura da rede pluvial e de bueiros, que está tentando identificar a origem dessa poluição.
Ainda durante a manhã, funcionários da Prefeitura estiveram na Estação de Tratamento de Água da Casan, onde constataram que a captação não foi afetada.
A Polícia Militar Ambiental e o Instituto do Meio Ambiente foram acionados, para responsabilizar os envolvidos nessa possível contaminação. A Casan também vai realizar a coleta de uma amostra da água, e uma análise em laboratório deve determinar as propriedades químicas do produto depositado no rio Desquite.
De acordo com a Prefeitura de Otacílio Costa, a orientação é que a comunidade evite o uso e o contato com essa água de coloração diferente até que o problema possa ser identificado e solucionado.