
A Igreja Católica escolheu o cardeal Robert Francis Prevost, nascido nos Estados Unidos, como novo Papa. Ele foi eleito pelos colegas e será conhecido a partir de agora como Leão 14 (Leão XIV).
O cardeal Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, e é bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, substituindo o cardeal Marc Ouellet. Sua função principal é auxiliar nas nomeações e transferências de bispos. Naquele mesmo ano, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. É frei, religioso da Ordem de Santo Agostinho.
A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta da uma da tarde desta quinta-feira (horário de Brasília), indicando que os cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica. 133 cardeais estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) para escolher o cardeal que vai substituir o Papa Francisco
A escolha do novo Papa ocorre também 17 dias após a morte de Papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano.
